terça-feira, 5 de outubro de 2010

20 Anos de Carreira - Conjunto Mundo - A festa continua




1990 
O Conjunto Mundo Novo foi fundado em 29 de Agosto de 1990. Preparavam-se para no dia 31 de Dezembro dar o seu primeiro espectáculo no lugar Catraia de Assequins em Águeda. Inicialmente era constituído por seis elementos: dois acordeonistas, um guitarrista, um percussionista, duas vozes femininas e muita vontade de levar a música portuguesa aos ouvidos das pessoas. Os instrumentos tocados eram o acordeão electrónico e acústico, a viola ritmo e os instrumentos de precursão tradicionais como o bombo, a pandeireta e os ferrinhos acompanhados pela caixa ritmo. 


1991 
Em Março o "Mundo Novo" gravam o seu primeiro trabalho, ainda em cassete, "Amor de Pai", muito transmitido pelas rádios locais. O que começou por uma brincadeira começava a tomar uma dimensão maior devido à adesão do público às músicas deste jovem grupo que escrevia e que compunha os seus próprios temas. 


1992 
Em Fevereiro gravam em CD "É louco o nosso amor", uma aposta da Editora Espacial. Os Mundo Novo foram o primeiro conjunto a editar um trabalho em CD. Ainda em Outubro desse ano editam o seu terceiro trabalho discográfico com o título "Apita o comboio" que obteve uma grande aceitação por parte do público. Nesse mesmo mês são convidados pela primeira vez a participar no programa televisivo "Feira da Música", dando-se a conhecer a todo o país. São convidados para a sua primeira digressão a terras de França. 


1993 
É o ano do mega sucesso "Apita o comboio" que põe todo o país a cantar e alcança o disco de platina, mantendo-se no top por vários meses. Surge o novo álbum "Boca marota", outro grande sucesso de vendas para a Editora Espacial, que atinge o disco de ouro. Reconhecidos pelo seu trabalho musical são novamente convidados para actuar junto da Comunidade Portuguesa de emigrantes em França e fecham o ano fazendo a passagem de ano novo em New Jersey - Newark nos Estados Unidos. 


1994 
A convite do cantor Jorge Ferreira deslocam-se aos a Fall-river, Bóston nos Estados Unidos, acompanhados pelo apresentador de televisão Carlos Ribeiro e pelos produtores da Espacial, para receber o disco de platina do seu álbum "Apita o Comboio". Preparam o primeiro vídeoclip do tema que dá título ao seu novo álbum "Mexe, mexe Mexilhão". Recebem o segundo disco de platina pelo seu álbum "Mexe, mexe Mexilhão", o qual permaneceu durante 26 semanas no top de música portuguesa. Viajam até ao Canadá para cumprirem uma série de espectáculos em Toronto e Monte Real. 


1995 
O ano é marcado pela digressão de cerca de cinco semanas ao Brasil onde realizam espectáculos em vários Clubes Portugueses, aí são contagiados pelo calor e alegria daquele país. Ainda neste ano gravam o que viria a ser o seu segundo disco de ouro "Grilinho sai da toca", cujo vídeoclip é exibido em vários programas de música como "Made In Portugal" ou Telemúsica" para onde também são convidados. Levam os seus sucessos até às comunidades portuguesas radicadas no Luxemburgo e Suiça. 


1996 
Os Mundo Novo procedem a uma remodelação instrumental introduzindo uma nova dinâmica à sua música. Prescindem dos instrumentos de percussão e inserem o teclado, a viola baixo, o acordeão de sistema midi e samplers, que incutem outro tipo de ritmo ao seu espectáculo. Estimulados pelo êxito alcançado nos seus álbuns anteriores gravam "Praia do Nudismo" que alcança o disco de prata. Na sua terceira passagem pelos Estados Unidos têm a honra de ser convidados para uma entrevista na estação de televisão portuguesa em New Jersey, o canal 20. 


1997 
O Grupo faz a sua segunda tourné ao Brasil (Rio de Janeiro). São também convidados pela segunda vez para ir à Suiça. É editado o seu sexto trabalho discográfico "Querida Avozinha" que atinge terceiro lugar no top de vendas no programa televisivo "Made in Portugal" e os presenteia com mais um disco de prata. 


1998 
Compõem o sétimo álbum "Papagaio refilão", que alcança o segundo lugar no top de música portuguesa e o seu terceiro disco de prata. Olhando os títulos dos doze temas originais que compõem o álbum sentimos que estamos muito perto das palavras simples inspiradas no discurso populares deste país tão rico em cultura popular. Elaboram o vídeoclip do tema que dá nome ao álbum. Deslocam-se pela terceira vez a França à cidade de Tours para dois espectáculos. 


1999 
Sempre com espectáculos em Portugal os Mundo Novo deslocam-se em Março mais uma vez aos EUA às cidades de Fall River, Peabody e Lowell - Bóston. Gravam o álbum "Dança do carrossel" Promovem o seu último trabalho nos programas de televisão de grande audiência, "Made in Portugal" e "Sic 10 Horas". O ano de 99 termina para os Mundo Novo com o espectáculo de passagem de ano no clube português de Farmingville - New York. 


2000 
" Mexe o teu cú cú" é o tema que dá nome ao nono álbum deste grupo onde se salientam outros temas como "Quadras à lua", "Bonequita loira" e "Levarei a vida a cantar" uma homenagem aos 10 anos passados a cantar temas que reflectem a vasta e riquíssima cultura popular do nosso país. 


2001 
É editado o décimo álbum discográfico "Faísca e pisca-pisca" que inclui uma colectânea dos seus melhores êxitos comemorando os seus dez anos de carreira em destaque as novas versões de "Apita o Comboio", "Mexe, mexe mexilhão" e "Grilinho sai da toca". Este álbum teve uma entrada directa para o top 20 + do programa "Made in Portugal" no qual permaneceu por mais cinco semanas. 


2002 
Preparam o novo álbum "Cerveja fria, mulher quente" um tema muito alusivo à época de verão. Enquanto se encontram em gravações são convidados a participar no programa de televisão "Sic 10 Horas" onde interpretam os temas "Faísca e pisca pisca", Voltei amor voltei", "Gosto dela", "A canção do apita apita" e finalizando com o seu mais recente tema Cerveja fria e mulher quente". 


2003 
Mais uma vez o Edgar compositor, orquestrador e acordeonista, além de interprete principal dos Mundo Novo, surpreende com os novos sons utilizados na gravação do álbum "Mulher do vizinho" onde arrasta consigo um grupo de músicos para interpretarem músicas de cariz popular a um ritmo muito quente. Participam num arrojado programa televisivo de solidariedade às vítimas dos incêndios produzido pela TVI no Parque das Nações "Especial Portugal Solidário". 


2004 
O seu crescimento artístico e o seu estilo próprio produziu uma evolução na sua carreira marcada pelo reconhecimento do seu talento em Portugal e além fronteiras. Desta vez deslocam-se pela primeira vez ao Estado da Califórnia, nos Estados Unidos, para efectuar dois espectáculos na cidade de Modesto. Em Junho gravam o décimo terceiro álbum "Bate o pé" pautado por músicas divertidas que fazem arrancar um sorriso aos mais sisudos. Repetem a participação no programa "Sic 10 Horas". São convidados para os programas "Praça da Alegria", "Olá Portugal" e "A vida é Bela" e fecham o ano em grande com a sua participação no programa especial de natal da TVI "Há festa no Hospital" onde interpretaram o tema "Há natal nos corações". Com a humildade que os caracteriza, este grupo procurou sempre dar predominância ao conceito de qualidade musical, reconhecida pelos êxitos obtidos ao longo da sua carreira


Em 2007 sai o album " A chibinha" 
e
em 2009 o "Ruz, truz, truz".

Sem comentários:

Enviar um comentário